Blogroll

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Contabilidade: A ciência da prosperidade.

A contabilidade é uma das ciências mais antigas do mundo, com relatos de que as primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os sumérios, que foram os povos que viviam na parte sul da Mesopotâmia.
No passado, em um mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação à outra.
Com o desenvolvimento da humanidade, a contabilidade sempre andou lado a lado com a prosperidade e a riqueza, motivo pelo qual, com o tempo, ganhou importância e passou a servir de forte instrumento de decisão e controle dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas.
O objetivo científico da contabilidade manifesta-se na correta representação do patrimônio e na apreensão e análise das causas das suas mutações.
Por patrimônio, sob a ótica da contabilidade, é compreendido o conjunto dos bens, direitos e obrigações que uma pessoa possui, e que deve ser claramente identificado, controlado e mensurado, para atender aos usuários interessados nas informações deste patrimônio.
Diversos são os usuários que se utilizam das informações contábeis, com interesses múltiplos sobre os registros das operações das empresas.
Os usuários tanto podem ser internos, como externos, razão pela qual as informações geradas pela entidade devem ser amplas e fidedignas e, pelo menos, suficientes para a avaliação da sua situação patrimonial e das mutações sofridas pelo seu patrimônio, permitindo a realização de inferências sobre o seu futuro.
Os usuários internos incluem os administradores de todos os níveis, que usualmente se valem de informações mais aprofundadas e específicas acerca da Entidade, notadamente aquelas relativas ao seu ciclo operacional. Já os usuários externos concentram suas atenções, de forma geral, em aspectos mais genéricos, expressos nas demonstrações contábeis.
Em países com um ativo mercado de capitais, assume importância ímpar a existência de informações corretas, suficientes e inteligíveis sobre o patrimônio das Entidades e suas mutações, com vista à adequada avaliação de riscos e oportunidades por parte dos investidores, sempre interessados na segurança dos seus investimentos e em retornos compensadores em relação às demais aplicações. A qualidade dessas informações deve ser assegurada pelo sistema de normas alicerçadas em princípios, o que torna a contabilidade um verdadeiro catalisador do mercado de ações.
No Brasil a atividade do profissional de contabilidade é regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade e os Conselhos Regionais, existentes em todos os estados da Federação e Distrito Federal, que são entidades de registro e fiscalização do exercício profissional, criadas por meio do Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946.
Atualmente para o exercício profissional na área de contabilidade, as pessoas somente podem exercer a profissão após a regular conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecido pelo Ministério da Educação, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade a que estiverem sujeitos.
Ou seja, há a necessidade de cursar Ciências Contábeis, que leva em média 4 anos de duração, e realizar um exame junto ao Conselho Regional de Contabilidade, para demonstrar a capacitação técnica para desempenho das funções inerentes a área.
Esta exigência é muito importante para a área de contabilidade, pois assegura condições mínimas de qualificações para que as pessoas exerçam a profissão com zelo, responsabilidade e competência.
A profissão de contador, profissional que concluiu o ensino superior em Ciências Contábeis, e obteve aprovação no exame de suficiência, é extremamente demandada pelo mercado de trabalho, pois a imensa maioria das empresas brasileiras, por lei, é obrigada a manter a escrita contábil regular, sob a responsabilidade técnica de um contador.
O aumento no número de novas empresas no Brasil e o crescimento daquelas já existentes impulsiona o mercado de trabalho para os profissionais da área de contabilidade. Além dos escritórios de consultoria, auditoria e de perícia, e das empresas que contratam o profissional para atuar, principalmente, na área tributária, os escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais.
O mercado valoriza extremamente profissionais com visão gerencial e que sejam capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais. Nas capitais, as maiores oportunidades e salários estão nas grandes e médias empresas, incluindo instituições financeiras e multinacionais.
Empregabilidade é a palavra chave para quem busca a área de contabilidade, pois entre as profissões aparece sempre entre as atividades com maior demanda pelo mercado de trabalho.

Invista nesta profissão, pois é garantia de empregabilidade!