Blogroll

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Escrita científica.

Escrever realmente não é uma tarefa fácil. Exige planejamento, foco, e muita determinação.
Falo por experiência própria, pois nos  livros e artigos que escrevi sempre exigiu muita concentração, e o estabelecimento de metas pessoais, como por exemplo, a produção de um capítulo à cada duas semanas.
No meu caso, necessito estar "pressionado" pelo tempo para escrever melhor, não me sinto confortável em ter todo o tempo do mundo à minha disposição.
Além da determinação, a pesquisa deve acompanhar o escritor, principalmente em assuntos técnicos, como é o meu caso, que escrevo sobre auditoria, contabilidade e finanças.
Cercar o assunto que deseja escrever favorece que o autor tenha uma base sólida de informações que podem ser úteis no momento da escrita, e no meu caso, costumo "abrir pastas na nuvem", através de aplicativos como o dropbox, googledrive e sendspace, com temas que podem ser úteis para escritas futuras. Atualmente estou "perseguindo" reportagens sobre fraudes financeiras, contábeis, empresariais,  pois pretendo escrever um livro direcionado a esta área.
O fichamento de livros também é uma arma poderosa para o pesquisador, pois assim poupa tempo no momento de escrever, uma vez que  terá resumidamente as fontes de onde foram coletadas definições, conceitos, figuras, dados, indicando os autores, e as páginas de onde foram coletadas.
Como orientador de artigos científicos e monografias, percebo a perda de tempo, o que demanda aos alunos ter que ler novamente trechos de livros e artigos, por não terem realizado o fichamento adequadamente.
Comigo também funciona, o desenvolvimento de um "mapa mental" que é a colocação de uma palavra central, e várias ramificações que me conduzem a pesquisar de forma lógica e racional sobre determinado assunto, por exemplo:
Palavra central: relatórios financeiros internacionais
 





















Ramificaçōes: padrões internacionais de relatórios, órgãos normalizadores, países que adotam, usuários da informação... 
Colocando desta maneira me ajuda a conduzir a escrita, como se eu tivesse pequenos sumários por temas que pretendo desenvolver nos artigos, livros e comentários.
Estas são pequenas dicas que para mim estão me auxiliando, e espero que sirvam também para quem tem o gosto, ou a necessidade, de escrever cientificamente.
Aproveito para compartilhar um link muito interessante produzido por professores da USP, com mais dicas valiosas para "turbinar" a escrita de artigos científicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário