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quinta-feira, 11 de abril de 2013

Diagnose das fraudes nas organizações.



Os agentes motivadores, mais comuns, para a ocorrência de um ato fraudulento, de acordo com pesquisa da GBE Peritos Contábeis são: os jogos de azar, dívidas, sexo, a avidez ou vontade de lucrar, e os tóxicos. Existem, todavia, outras causas ou razões para ocorrências desta natureza, porém muitas vezes guardam relação com estas citadas.
Muitas fraudes são geradas por funcionários que se sentem desvalorizados ou rejeitados na empresa. Também utilizam, como justificativa por ter incorrido neste erro, o fato da própria companhia não constituir exemplo de conduta ética, ao sonegar impostos e “burlar” leis trabalhistas.
Oportunidade, necessidade e racionalidade. Quando esses três componentes estão presentes na mente de uma pessoa, passa a existir a possibilidade do cometimento de fraudes.
O fraudador não escolhe um alvo, ele aproveita as circunstâncias, descobre falhas nos controles internos, e também se vale da posição que ocupa na empresa, para subtrair recursos desta, ou ainda, extraí-los de clientes ou fornecedores. As fraudes começam pequenas, testa-se os controles internos da empresa aos poucos, até se sentir seguro o bastante para aumentá-las.
Companhias privadas do setor industrial são cada vez mais o alvo preferido de fraudes, mais até que os bancos. Porém a corrupção ainda lidera o ranking das fraudes, e nessa categoria entram os casos em que os funcionários usam da influência de seus cargos para conseguir algum benefício.
Ao contrário do que se pensa, as grandes companhias não são as mais lesadas com a prática da fraude. As pequenas companhias não possuem um controle de caixa tão eficiente quanto as grandes. É comum observar um empregado recebendo, conferindo e até assinando a nota fiscal e ainda liberando o produto.
As organizações de um modo geral estão vulneráveis, pois o problema reside no indivíduo e o avanço tecnológico vem contribuindo cada vez mais para facilitar a ação fraudulenta. O computador hoje faz com que vários processos que, anteriormente eram lentos e burocráticos, aconteçam muito mais rápidos, sem que seja dada a devida atenção ao controle das operações em diversos casos.
A principal característica de uma empresa fraudada é a falta de acompanhamento dos seus funcionários, aliada às falhas nos controles internos, independentemente do seu tamanho.
A contabilidade, se bem utilizada, pode ser um dos maiores sistemas para detecção de fraudes em uma empresa, todavia, se mal utilizada, poderá ser transformar em uma nefasta engrenagem para que a fraude se perpetue.

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